As queimaduras são ferimentos produzidos em qualquer tecido orgânico pela ação do calor, independentemente de ser calor transmitido por condução, convecção irradiação, ação de produtos químicos ou por corrente elétrica. Ao sofrer uma queimadura forma-se um flictena,ou seja, uma bolha que contém líquido ou ar dentro de si.
O grau de uma queimadura está diretamente relacionado a profundidade de sua lesão:
- 1° grau: Queimaduras que afetam somente a epiderme, que compreende a primeira camada da pele. A recuperação é rápida e raramente deixa alguma cicatriz.
- 2° grau: Queimaduras que atingem a derme, a segunda camada da pele. Na maior parte dos casos geram os flictenas e podem demorar para cicatrizar.
-3° grau: Queimaduras que afetam todas as camadas da pele e também os tecidos inferiores. Essas queimaduras deformam os tecidos após a cicatrização e ficam permanentemente macados, podendo ocorrer necrose e perda de tecidos.
Após qualquer queimadura deve-se mergulhar a parte queimada em água morna ou fria e nunca em gelo diretamente, somente com um pano por trás. Se colocarmos gelo diretamente ele irá aumentar a queimadura. não se deve por pasta de dente nem furar as bolhas. O melhor é utilizar cremes dermatológicos especializados em queimaduras e deixar que a pele se recupere naturalmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário