Há três formas do calor se propagar. São elas a condução, a convecção e a irradiação. Cada uma delas funciona de uma maneira distinta.
Condução: A condução é a forma mais lenta para o calor se propagar. Ela consiste na transmissão de molécula para molécula de cada material. Ela pode ser dificultada pelos materiais considerados isolantes térmicos, ou facilitada pelo meio de bons condutores térmicos. Exemplo: Tocar em uma panela que está quente ou tocar no gelo que está frio.
Convecção: A convecção consiste na mudança de posição da parte mais quente do meio com a mais fria pela diferença de peso entre elas. No fim o a parte quente terá transitado por todo o meio e atingido o equilíbrio térmico. A convecção só pode ocorrer em meios fluídos. Exemplos: Ar condicionado e Geladeira.
Irradiação: A Irradiação é o calor transmitido através de ondas eletromagnéticas. Para que ela ocorra é necessário que exista uma fonte que produza essas ondas. è o meio mais rápido de propagação e pode ocorrer até no vácuo. Exemplos: Sol e fogo.
Se medarmos de alcool para mercúrio, temos que mudar a escala de um termômetro? não, pois o que muda é o material e não a escala.
Nenhum comentário:
Postar um comentário