quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Queimaduras

     As queimaduras são ferimentos produzidos em qualquer tecido orgânico pela ação do calor, independentemente de ser calor transmitido por condução, convecção irradiação, ação de produtos químicos ou por corrente elétrica. Ao sofrer uma queimadura forma-se um flictena,ou seja, uma bolha que contém líquido ou ar dentro de si.
     O grau de uma queimadura está diretamente relacionado a profundidade de sua lesão:
- 1° grau: Queimaduras que afetam somente a epiderme, que compreende a primeira camada da pele. A recuperação é rápida e raramente deixa alguma cicatriz.

- 2° grau: Queimaduras que atingem a derme, a segunda camada da pele. Na maior parte dos casos geram os flictenas e podem demorar para cicatrizar.

-3° grau: Queimaduras que afetam todas as camadas da pele e também os tecidos inferiores. Essas queimaduras deformam os tecidos após a cicatrização e ficam permanentemente macados, podendo ocorrer necrose e perda de tecidos.


Após qualquer queimadura deve-se mergulhar a parte queimada em água morna ou fria e nunca em gelo diretamente, somente com um pano por trás. Se colocarmos gelo diretamente ele irá aumentar a queimadura. não se deve por pasta de dente nem furar as bolhas. O melhor é utilizar cremes dermatológicos especializados em queimaduras e deixar que a pele se recupere naturalmente.














terça-feira, 20 de outubro de 2015

Meios de Propagação de Calor

Há três formas do calor se propagar. São elas  a condução, a convecção e a irradiação. Cada uma delas funciona de uma maneira distinta.

Condução: A condução é a forma mais lenta para o calor se propagar. Ela consiste  na transmissão de molécula para molécula de cada material. Ela pode ser dificultada pelos materiais considerados isolantes térmicos, ou facilitada pelo meio de bons condutores térmicos. Exemplo: Tocar em uma panela que está quente ou tocar no gelo que está frio.

Convecção: A convecção consiste na mudança de posição da parte mais quente do meio com a mais fria pela diferença de peso entre elas. No fim o a parte quente terá transitado por todo o meio e atingido o equilíbrio térmico. A convecção só pode ocorrer em meios fluídos. Exemplos: Ar condicionado e Geladeira.

Irradiação: A Irradiação é o calor transmitido através de ondas eletromagnéticas. Para que ela ocorra é necessário que exista uma fonte que produza essas ondas. è o meio mais rápido de propagação e pode ocorrer até no vácuo. Exemplos: Sol e fogo.


Se medarmos de alcool para mercúrio, temos que mudar a escala de um termômetro? não, pois o que muda é o material e não a escala.