quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Extremos de Temperatura em Escala Global e Municipal

O nosso planeta apresenta uma média de temperatura em torno dos 15°C, porém as diferenças de temperatura que podemos encontrar em diferentes cidades pode ser assustadoras. 
As cidades mais quentes do mundo estão localizadas na província de Queensland, Austrália. A região é basicamente um deserto com praias e a famosa barreira de corais. Por possuir algumas montanhas e um clima muito seco, já foram registradas temperaturas de 69°C nos vales dessas montanhas. 
Por outro lado, a cidade de Yakutsk, na Rússia, as temperaturas podem chegar até -70°C pois sua localização é no extremo norte da Sibéria. Lá a vida dos habitantes é extremamente restrita por causa das temperaturas extremas.
Mesmo assim em uma única cidade podemos encontrar diferenças de temperatura chamadas de ilhas de calor e frescor. Um exemplo foi a cidade de Nova York que tinha uma temperatura muito mais elevada na ilha de Manhattan do que no resto da cidade. Para resolver esse problema a prefeitura investiu na construção de uma grande área verde no meio da ilha o famoso Central Park.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário