Um termômetro é um instrumento utilizado pra medir temperatura normalmente utilizando medidas como o Fahrenheit, Celsius e Kelvin. No entanto, essas medidas nem sempre foram as mais aceitas.
Ao longo do tempo vários cientistas tentaram desenvolver um termômetro que fosse mais preciso e que atendesse às necessidades da época. Galileu Galilei é considerado o inventor do termômetro. Ele adotou o princípio da dilatação e contração do ar pela diferença de temperatura, com isso ao aquecer o recipiente a água contida nele subia conforme o ar mudava de dilatação.
Após Galilei, os termômetros passaram a ter outra composição, variando do álcool etílico, mercúrio e soluções aquosas. Contudo, três físicos se destacaram na história desses equipamentos: Gabriel Fahrenheit, Anders Celsius e Willian Thomson (Barão Kelvin).
Gabriel Fahrenheit foi o primeiro a desenvolver uma escala através do ponto de fusão e ebulição da água. Porém, a marcação das temperaturas ficaram 32 e 212 em graus Fahrenheit (°F). Esse termômetro foi muito difundido entre os países anglo-saxônicos, devido à nacionalidade alemã de Fahrenheit e é utilizado até hoje em países como Inglaterra, EUA e Belize.
Celsius foi um aperfeiçoador da escala de fahrenheit, demarcando que o ponto de fusão da água seria o grau 0° e que o ponto de ebulição seria o grau 100°.
Por último o barão Kelvin adotou uma nova escala que consistia em não haver temperaturas negativas, sendo, portanto, o 0K o zero absoluto, o grau 273K como de fusão da água e o grau 373K como o ponto de ebulição da água.
O termômetro de Álcool Etílico foi bastante utilizado pela maioria dos físicos dos seculos XVII e XVIII. Ele consistia em um tubo de vidro preenchido parcialmente com álcool e ar. Ao entrar em contato com temperaturas elevadas o ar dilata e o álcool sobe num tubo de vidro acompanhado de uma escala ao lado.
O termômetro de Mércurio consiste em um tubo de vidro com uma ponta metálica onde está depositado o mercúrio. Por ser uma substancia liquida quanto mais for aquecido mais o liquido subira no termômetro e vice versa. Um dos maiores problemas com esse tipo de termômetro é o fato de se houver um vazamento de mercúrio haverá uma intoxicação no local onde ele cair.