quarta-feira, 23 de setembro de 2015

O que é Dilatação?

A dilatação térmica é uma variação das dimensões de um corpo quando há uma variação de temperatura. Este processo ocorre pelo fato de que as moléculas se agitam dentro do corpo influenciadas pelo calor do ambiente fazendo com que o movimento delas alterem as dimensões do objeto. Uma temperatura alta ou baixa também age na dilatação, porque quando a temperatura é alta o corpo dilata aumentando seu tamanho, já quando a temperatura é baixa o objeto se contrai.

 Há três tipos de dilatação: 

Linear: Esta aumenta o comprimento do objeto. 


Superficial: Esta aumenta a superfície do corpo. 
Resultado de imagem para dilatação superficial

Volumétrica; Esta aumenta o volume do objeto.


O Zero Absoluto é a temperatura onde não há agitação entre as moléculas. Podemos encontrar essa temperatura somente no vácuo (espaço) e ela representa 0K, -273ºC e -459,7ºF.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Extremos de Temperatura em Escala Global e Municipal

O nosso planeta apresenta uma média de temperatura em torno dos 15°C, porém as diferenças de temperatura que podemos encontrar em diferentes cidades pode ser assustadoras. 
As cidades mais quentes do mundo estão localizadas na província de Queensland, Austrália. A região é basicamente um deserto com praias e a famosa barreira de corais. Por possuir algumas montanhas e um clima muito seco, já foram registradas temperaturas de 69°C nos vales dessas montanhas. 
Por outro lado, a cidade de Yakutsk, na Rússia, as temperaturas podem chegar até -70°C pois sua localização é no extremo norte da Sibéria. Lá a vida dos habitantes é extremamente restrita por causa das temperaturas extremas.
Mesmo assim em uma única cidade podemos encontrar diferenças de temperatura chamadas de ilhas de calor e frescor. Um exemplo foi a cidade de Nova York que tinha uma temperatura muito mais elevada na ilha de Manhattan do que no resto da cidade. Para resolver esse problema a prefeitura investiu na construção de uma grande área verde no meio da ilha o famoso Central Park.
  

História dos Termômetros

    Um termômetro é um instrumento utilizado pra medir temperatura normalmente utilizando medidas como o Fahrenheit, Celsius e Kelvin. No entanto, essas medidas nem sempre foram as mais aceitas. 
       Ao longo do tempo vários cientistas tentaram desenvolver um termômetro que fosse mais preciso e que atendesse às necessidades da época. Galileu Galilei  é considerado o inventor do termômetro. Ele adotou o princípio da dilatação e contração do ar pela diferença de temperatura, com isso ao aquecer o recipiente a água contida nele subia conforme o ar mudava de dilatação.
    Após Galilei, os termômetros passaram a ter outra composição, variando do álcool etílico, mercúrio e soluções aquosas. Contudo, três físicos se destacaram na história desses equipamentos: Gabriel Fahrenheit, Anders Celsius e Willian Thomson (Barão Kelvin). 
        Gabriel Fahrenheit foi o primeiro a desenvolver uma escala através do ponto de fusão e ebulição da água. Porém, a marcação das temperaturas ficaram 32 e 212 em graus Fahrenheit (°F). Esse termômetro foi muito difundido entre os países anglo-saxônicos, devido à nacionalidade alemã de Fahrenheit e é utilizado até hoje em países como Inglaterra, EUA e Belize.
         Celsius foi um aperfeiçoador da escala de fahrenheit, demarcando que o ponto de fusão da água seria o grau 0° e que o ponto de ebulição seria o grau 100°.
         Por último o barão Kelvin adotou uma nova escala que consistia em não haver temperaturas negativas, sendo, portanto, o 0K o zero absoluto, o grau 273K como de fusão da água e o grau 373K como o ponto de ebulição da água.
        O termômetro de Álcool Etílico foi bastante utilizado pela maioria dos físicos dos seculos XVII e XVIII. Ele consistia em um tubo de vidro preenchido parcialmente com álcool e ar. Ao entrar em contato com temperaturas elevadas o ar dilata e o álcool sobe num tubo de vidro acompanhado de uma escala ao lado.
          O termômetro de Mércurio consiste em um tubo de vidro com uma ponta metálica onde está depositado o mercúrio. Por ser uma substancia liquida quanto mais for aquecido mais o liquido subira no termômetro e vice versa. Um dos maiores problemas com esse tipo de termômetro é o fato de se houver um vazamento de mercúrio haverá uma intoxicação no local onde ele cair.

SpiritTherm02.jpg